top of page

Pausa


Escrever aqui ficou pesado.


Leio os posts antigos com nostalgia. Não do tempo que passou - esse eu sei que passa mesmo -, mas da leveza que eu tinha ao escrever. Hoje acumulo dezenas de textos salvos nos rascunhos: todos longos demais, confusos demais, complexos demais.


E, por muito tempo, questionei o que estava acontecendo: será que desaprendi a escrever?


Hoje vejo que, se os textos estavam pesados e confusos, era porque eu estava pesada e confusa. Escrever sempre foi uma terapia para mim. Colocar em palavras me ajuda a analisar o que estou vivendo e processar o que estou sentindo - e assim tornar a vida um pouco mais objetiva, um pouco mais ordenada e um pouco mais leve.


Mas como fazer isso quando parecia impossível dar sentido ao que passava aqui dentro? Quando me sentia num poço de contradição, numa montanha-russa de sentimentos, num emaranhado de pensamentos? Quando sentar pra escrever era como mergulhar ainda mais fundo, num lago lodoso, que me prendia lá embaixo, sozinha comigo mesma?


E assim abandonei cada texto com uma profunda angústia no coração - sem tempo, energia e capacidade para terminar. Nenhuma combinação de palavras parecia dar conta da complexidade que vivia em mim naquele momento. Escrever é um exercício de se encarar de frente e eu não me sentia apta para isso.


Mas eis que, aqui estou eu, reemergindo mais uma vez.


Agora já entendi que viver é um eterno mergulhar e emergir - e que, a cada subida, voltamos diferentes. Esse mergulho, da virada dos 30 anos, foi o meu mais profundo até agora. Mas fico feliz que hoje a vida não me pareça mais tão confusa e pesada. Que hoje a vida me pareça leve outra vez.


Sei que a leveza que sinto agora é bem diferente da que sentia quando comecei esse blog. Talvez, seja ainda melhor. Porque a leveza de agora tem gostinho de conquista - e é resultado de um trabalho árduo, mas muito recompensador: o trabalho de me tornar quem eu sou.


Só desejo conseguir carregar um pouquinho dessa leveza comigo no próximo mergulho.

Porque eu sei que ele virá - mas também sei que me encontrará um tanto mais preparada.

bottom of page