top of page

mesa de época de verão


Fiz um terrário de verão e estou apaixonada por ele! Hehe ☀️


Tem uma prática comum nas escolas Waldorf que é montar uma mesa de época. Basicamente, consiste em recriar, em cima de uma mesa, uma cena da época do ano que estamos vivendo (por exemplo: primavera, Natal, verão, Páscoa…).


Existe todo um sentido pedagógico por trás dessa prática nas escolas. Mas, para mim, mesas de época são uma ferramenta maravilhosa não só pra crianças. Pessoalmente, mesas de época me ajudam a estar presente no momento, ao mesmo tempo em que aceito a impermanência da vida.


Ao montar uma mesa de época de verão, me conecto com essa época do ano, sabendo que daqui a pouco ela vai acabar - e eu desmontarei a cena que criei para dar espaço à nova época que vai chegar. Dessa forma, uma mesa de época me traz mais conexão com a natureza e seus ciclos (e é ótima para acalmar minha ansiedade ☺️).


Afinal, a Terra leva um ano para dar a volta no sol, e apesar de ser difícil me despedir do verão, sei que daqui um ano ele voltará - e eu estarei novamente montando uma mesa de época de verão.


Muitas vezes ensaiei montar uma mesa de época na minha casa. Mas, por falta de espaço, sempre desistia.


Até que tive a ideia de fazer um “terrário de época”! É super compacto!


Agora tô botando fé que vai dar certo!


Uma das partes mais gostosas dessa prática é refletir sobre o que a época do ano representa e buscar os elementos pra montar a cena.


A minha cena de verão não poderia ser outra senão a praia! E foi lá que busquei a areia, as conchinhas e a vegetação da restinga. Já as suculentas vieram da floricultura e o bonequinho eu que fiz. ♥️



bottom of page