Há uns anos atrás, tive um caso de amor com abóboras. Na verdade, era mais paixão que amor. Comia quase todos os dias e de todos os jeitos. Sentia como se tivesse encontrado o vegetal da minha vida – até que enjoei.
Nunca tinha provado a versão quibe. Fiz pela primeira vez há umas duas semanas e, desde então, repeti três vezes! Acho que reacendeu a chama da paixão. 🙂
Quibe assado de abóbora
1 xícara de purê de abóbora
1/2 xícara de triguilho
1 cebola picada
2 colheres de sopa de salsinha picada
2 colheres de sopa de hortelã picada
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de gergelim (gosto de esquentar na frigideira até torrar um pouquinho)
pimenta do reino
canela
sal
Recheio
1/2 xícara de coalhada seca (ou iogurte natural integral)
1 colher de sopa de tahine
2 colheres de sopa de cebolnha picada
sal
Ferva água e despeje sobre o triguilho. Deixe de molho por uns 10 minutos. Outra opção é deixar de molho durante a noite, mas ainda não tentei desse jeito.
Cozinhe a abóbora até ficar macia e amasse formando um purê (não cozinhe demais senão fica aguado). Já fiz esse quibe com a abóbora japonesa, de pescoço e paulista. Minha preferida foi a japonesa.
Com uma peneira, ou com as mãos, retire o excesso de água do triguilho e misture com o purê e todos os outros ingredientes do quibe. Prove e veja se está bem temperado.
Numa outra vasilha, misture todos os ingredientes do recheio.
Unte uma assadeira com azeite e coloque metade do preparo do quibe, depois todo o recheio e por último a outra metade do quibe.
Regue com azeite e asse em forno médio até a superfície ficar firme.
Comments